segunda-feira, 16 de setembro de 2013




       Figura 01: Recurso de Tecnologia Assistiva - Tesoura adaptada com arame revestido.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimGYh0p4ZMlE1nRmOafTO8IaJ3zOtIqBmg8Hyn4L9FH-PRfDJNOWQ2wLbvwlbzax_pBA7BRLlGAkr-T-4SFN9axKGES81h1dqWsn7saFxNNfrLOdThO8pXOG2j8N0EIOd3E1bhuE_8aGM/s400/2ta.png
                                                                                   Figura 01


Tesoura adaptada com arame revestido de um cano de borracha ligado a duas extremidades onde normalmente o aluno segura. O arame mantém a tesoura sempre aberta e para utilizá –la, ele deve segurar a alça de arame e executar o movimento de fechar a mão. Este recurso de tecnologia assistiva facilita o recorte a alunos com deficiência física/paralisia cerebral com comprometimento dos membros superiores.                                                                     

terça-feira, 3 de setembro de 2013

                  O papel AEE e a importância do estudo de caso e do plano.

No âmbito escolar, o papel do professor do AEE é, antes de tudo, de agente fomentador e multiplicador do processo inclusivo, missão que realiza através de diversas ações na e com a comunidade escolar como: palestras, formações, orientações e interlocuções com os professores da sala de aula e coordenação, entre outras coisas.

Já na SRM, atuando diretamente com os alunos público-alvo, o professor especializado tem um papel mais efetivo na evolução da aprendizagem dos mesmos. Isto se dá a partir da realização de um estudo de caso e da posterior elaboração de um plano de AEE.

O estudo de caso é uma investigação apurada sobre a história de vida do aluno, considerando os âmbitos familiar, escolar e social. Tal investigação contempla diversos aspectos de sua aprendizagem e de sua vida pessoal, levantando informações indispensáveis para a elaboração de um plano de AEE. É a partir do estudo de caso que identificamos potencialidades, dificuldades e necessidades para a evolução da aprendizagem do aluno e inclusão do mesmo na sala de aula. Ou seja, é o estudo de caso que norteia o professor especializado a encontrar o caminho para a elaboração de um plano de AEE exequível e eficaz através da identificação da natureza do problema, de ferramentas e de parcerias, entre outras coisas.

Tendo como base o estudo de caso, o plano de AEE visa a plena inclusão do aluno na sala de aula e na escola através da superação de dificuldades, aprimoramento de potencialidades, desenvolvimento de outras e descoberta de ainda outras, auxiliando o aluno a tornar-se mais apto a participar das atividades escolares e evoluir em sua aprendizagem.

O estudo de caso e o plano de AEE (que deve ser executado na SRM e na comunidade escolar como um todo) são indispensáveis para um atendimento realmente especializado, condizente com a nomenclatura e com o objetivo deste atendimento na sala de aula e na escola.