Definitivamente, a existência de uma Sala de Recursos não é condição suficiente para se ter uma escola inclusiva. Sabemos que o processo de inclusão se dá a partir do esclarecimento e cooperação de todos na comunidade escolar e na sociedade. Esta cooperação acontece a partir do estabelecimento de parcerias, sem as quais torna-se inviável este processo. Os parceiros da inclusão devem ser: a professora do AEE, a professora da sala de aula comum, os alunos, o núcleo gestor, todos os funcionários da escola, a família, os demais setores do poder público como a saúde e até os setores privados. Estes são apenas alguns dos parceiros, pois a busca por estas parcerias não deve se restringir a um ou outro setor.
Enquanto profissionais do AEE, eu e as demais colegas de profissão, temos a função de fomentar esta necessidade na comunidade escolar, bem como de mobilizar outros setores da sociedade para estabelecer tais parcerias. Posso dizer, felizmente, que este trabalho tem sido realizado na escola onde trabalho, pois lá são constantes as ações neste sentido. Eis aqui algumas delas:
- Entrevista familiar como um dos processos de avaliação do aluno;
- Entrevista familiar no ato da inserção do aluno no AEE;
- Inserção e acompanhamento por parte da família no processo de aprendizado do aluno através de palestras, reuniões informativas entre outras coisas;
- Encaminhamento para profissionais de saúde;
- Interlocução com os professores de sala de aula comum;
_Etc.
Sandra Helena Castro dos Santos
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